quarta-feira, 10 de março de 2010

Casamentos...


Resolvi elucidar algumas questões a vós meus caros leitores, um resumo breve deste tema tão complexo!

casamento
(casar + -mento)

s. m.
1. Acto!Ato ou efeito de casar. ( dããã)
2. Contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais. = matrimónio
3. Cerimónia ou ritual que efectiva!efetiva esse contrato ou união. = boda
4. Fig. União, associação, vínculo.
5. Reg. Passa de figo recheada com pedaços de noz ou de outros frutos secos.
casamento de mão esquerda: mancebia.

casar - Conjugar
(casa + -ar)

v. tr.
1. Unir por casamento.
v. intr. e pron.
2. Unir-se por casamento.
3. Fig. Condizer.

Casamento, casório ou matrimônio/matrimónio é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípica são as relações sexuais, embora possa ser visto por muitos como um contrato.

As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar família, procriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade.

Um casamento é frequentemente iniciado pela celebração de uma boda, que pode ser oficiada por um ministro religioso (padre, rabino, pastor etc.), por um oficial do registro civil (normalmente juiz de casamentos) ou por um indivíduo que goza da confiança das duas pessoas que pretendem unir-se.

A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimonio tem origem no radical mater ("mãe") seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser do latim medieval casamentu: Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.

A sociedade cria diversas expressões para classificar os diversos tipos de relações matrimoniais existentes. As mais comuns são:

casamento aberto (ou liberal) - em que é permitido aos cônjuges ter outros parceiros sexuais por consentimento mútuo. ( ME FALEM PARA QUE CASAR DESTE JEITO? DESCULPEM-ME SOU CHATA COM UMA VISÃO ANTIQUADA)
casamento branco ou celibatário - sem relações sexuais ( Também não tenho esta vocação)
casamento arranjado - celebrado antes do envolvimento afetivo dos contraentes e normalmente combinado por terceiros (pais, irmãos, chefe do clã etc.)
casamento civil - celebrado sob os princípios da legislação vigente em determinado Estado (nacional ou subnacional)
casamento misto - entre pessoas de distinta origem (racial, religiosa, étnica etc.)
casamento morganático - entre duas pessoas de estratos sociais diferentes no qual o cônjuge de posição considerada inferior não recebe os direitos normalmente atribuídos por lei (exemplo: entre um membro de uma casa real e uma mulher da baixa nobreza)
casamento nuncupativo - realizado oralmente e sem as formalidades de praxe
casamento putativo - contraído de boa-fé mas passível de anulação por motivos legais
casamento religioso - celebrado perante uma autoridade religiosa
casamento poligâmico - realizado entre um homem e várias mulheres (o termo também é usado coloquialmente para qualquer situação de união entre múltiplas pessoas)
casamento poliândrico - realizado entre uma mulher e vários homens, ocorre em certas partes do himalaia. ( ESTRANHO MUITO ESTRANHO)

Nada a declarar?
Então eu vôs declaro marido e mulher... rs

2 comentários:

  1. Como essa é a definição de casamento?

    Onde se encaixam os sentimentos reais de amor e o propósito de somar a vida de uma pessoa amada, cuidando um do outro para que os dias longos e difíceis passem de maneira mais amena?

    Onde se encaixam aquelas escorregadas de mão pela cintura dela enquanto ela prepara um lanche a noite e as palavras proferidas no pé do ouvido "Como você está gostosa hoje..." de maneira bem sem-vergonha, saindo e deixando apenas um olhar de desejo fulminante, fazendo com que ela deixe tudo como esta e o siga em direção ao quarto?

    E os recados escritos com o batom dela no vidro do banheiro naquele dia que precisou sair mais cedo por motivos de trabalho com os dizeres "Você é a mulher da minha vida!"?

    Onde cabe tudo isto nesse modelo de casamento?

    Não quero um casamento de definições e nem que tenha tipos, quero um em que eu possa me sentir amado e ter um lar para sentir saudades... quero ficar excitado em passar na floricultura antes de voltar pra casa levando a mãos apenas um botão de rosa em uma terça-feira cinzenta, apenas porque me lembrei do quão ela me faz feliz e completa minha vida...

    Esse casamento aurélico não é pra mim...

    Desculpe-me, mas não é isso que quero para a minha VIDA ! A minha VIDA merece mais... Merece tudo...

    ResponderExcluir
  2. Querida Rê...
    Nisso tudo, faltou alguém falar a palavra amor.
    É só nisso que eu acredito...
    E sei que você também.
    Um grande beijo,
    Maü Cardoso.

    ResponderExcluir